DESCRIÇÃO: Os eletrólitos são minerais essenciais para o funcionamento do corpo. No sangue, esses minerais se transformam em partículas com carga elétrica, recebendo o nome de eletrólitos.
Essas partículas desempenham um papel vital em funções como: transmissão de impulsos nervosos, contração muscular e equilíbrio de água no corpo.
INDICAÇÃO DE USO: Recuperação do treino, Equilíbrio de água e pH no corpo, Função neuromuscular.
INFORMAÇÕES EXTRAS: Além de sua importância na regulação de funções como contração muscular (inclusive do coração) e comunicação de impulsos nervosos, os eletrólitos têm um papel fundamental no transporte de água para dentro e fora das células, garantindo o funcionamento adequado do organismo.
Por isso, o desequilíbrio de eletrólitos pode causar sérios problemas de saúde, como desidratação, câimbras musculares, arritmias cardíacas e alterações no pH sanguíneo.
A deficiência de eletrólitos pode ocorrer devido à eliminação excessiva por meio do suor, urina, vômito ou diarreia. Isso é particularmente comum em atletas, pessoas que consomem álcool em excesso e idosos.
RECOMENDAÇÕES DE USO: Sugere-se diluir 1 dosador (aproximadamente 3 g) em 350 mL de água ou bebida de sua preferência, ou conforme recomendação do médico ou nutricionista.
Para praticantes de atividade física, como corrida e ciclismo, é possível consumir o repositor eletrolítico durante o treino para manter a performance, ou após, para otimizar a recuperação.
Já em casos de reposição devido à perda hidroeletrolítica por disenteria e vômito, é importante consumir conforme orientação médica. Idosos que buscam melhorar o aporte de eletrólitos também devem buscar orientação médica